postado em 07/08/2008 09:54
ISLAMABAD - A coalizão de governo do Paquistão vai iniciar os procedimentos de destituição do presidente Pervez Musharraf, anunciou oficialmente nesta quinta-feira (07/08) o líder da aliança política, Asif Alí Zardari. "Temos boas notícias para a democracia. A coalizão acredita que é imperativo atuar para conseguir o 'impeachment' do general Musharraf", afirmou Zardari.
Anteriormente, já em função disso, Musharraf cancelou sua viagem a Pequim e será o primeiro-ministro, Yusuf Raza Gilani, que participará na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, segundo anunciou o ministério das Relações Exteriores nesta quinta-feira.
Musharraf tinha inicialmente previsto partir na quarta-feira para Pequim, mas adiou a viagem para eta quinta. Pouco antes, no entanto, os dois partidos integrantes da coalizão governamental concordaram em lançar um procedimento de destituição de Musharraf.
Um porta-voz dos partidos, liderados respectivamente pelo viúvo de Benazir Bhutto, Asif Ali Zardari, e pelo ex-premiê Nawaz Sharif, informou que a decisão seria anunciada oficialmente ainda nesta quinta. Musharraf, no poder desde o golpe de Estado militar de 1999, perdeu as eleições legislativas de 18 de fevereiro e o presidente coabita desde então num ambiente tenso com um governo que antes estava na oposição.