postado em 07/08/2008 17:54
WASHINGTON - Um grupo separatista chinês ameaça os Jogos Olímpicos de Pequim em um vídeo no qual conclama os islamitas a afastarem as crianças dos locais das provas, advertiu nesta quinta-feira (07/08) o centro americano SITE, que se dedica à vigilância de organizações extremistas.
Um orador mascarado, vestindo um turbante preto e um traje de camuflagem e erguendo o que parece ser um fuzil de assalto, exorta os muçulmanos a manterem seus filhos longe dos locais onde acontecem as competições, segundo a tradução parcial do idioma uigur fornecida pelo SITE.
"Não subam no mesmo ônibus, no mesmo trem, no mesmo avião, não entrem nos mesmos prédios ou em quaisquer outros lugares onde estarão os chineses", avisa o orador no vídeo.
Também pode-se ver na gravação um logotipo das Olimpíadas de Pequim queimando, e uma explosão em um local dos Jogos.
O centro de monitoramento IntelCenter também publicou este vídeo, atribuído ao Partido Islâmico do Turquestão (TIP), uma organização étnica uigur e muçulmana que quer transformar em Estado independente a província de Xinjiang, no oeste da China, de maioria muçulmana.
O vídeo dura cinco minutos e 44 segundos, e orador diz ser membro do TIP.
Em uma gravação anterior, datada de 23 de julho e divulgada pelo IntelCenter três dias depois, o grupo separatista uigur reivindicou vários atentados, entre eles o ataque cometido contra um ônibus em Xangai em maio passado, e ameaçou a China com novas ações durante os Jogos Olímpicos.
Naquele vídeo, um chefe militar do Partido Islâmico do Turquestão assumiu a autoria do atentado contra um ônibus que matou três pessoas em Xangai no dia 5 de maio, do ataque contra policiais em Wenzhu no dia 17 de julho e da explosão de três ônibus no dia 21 de julho na província de Yunan.
"O Partido Islâmico do Turquestão adverte mais uma vez a China", afirmava então o chefe militar, segundo uma tradução da mensagem transmitida pelo IntelCenter.
"Nosso objetivo é atacar os principais pontos nevrálgicos ligados às Olimpíadas. Vamos atacar cidades do centro da China utilizando táticas que nunca foram utilizadas antes", dizia o militar, apresentando-se como o comandante Seyfullah, do TIP.
Segundo especialistas da agência Stratfor, o Partido Islâmico do Turquestão também é conhecido como Partido Islâmico do Turquestão Oriental (ETIM).
Os Estados Unidos, a China e vários outros países colocaram o ETIM em sua lista de movimentos terroristas.