postado em 08/08/2008 17:17
Um carro-bomba explodiu nesta sexta-feira (08/08) ao lado de uma multidão em um mercado na cidade iraquiana de Tal Afar matando 21 pessoas e ferindo dezenas, informou a polícia do Iraque. O ataque mostrou que os militantes mantiveram a habilidade de realizar grandes ataques, principalmente no norte do país, apesar dos recentes ganhos na segurança. O carro estacionado explodiu ao lado de um mercado de alimentos, quando a área estava repleta de consumidores, de acordo com um oficial de polícia da cidade vizinha de Mossul.
Os militares norte-americanos confirmaram o ataque, mas disseram que 15 pessoas foram mortas e 50 ficaram feridas. Tal Afar, uma cidade predominantemente habitada por turcos xiitas, fica a 420 quilômetros ao noroeste de Bagdá e foi o cenário de outro ataque com carro-bomba em 16 de julho, quando pelo menos 18 pessoas, entre elas sete crianças, foram mortas.
Um funcionário de segurança em Tal Afar disse que a explosão de hoje ocorreu no distrito comercial de Wahda, menos de 30 minutos após ter expirado o horário da proibição para circulação de veículos no local, para evitar que carros-bomba atinjam os serviços religiosos islâmicos, que acontecem na sexta-feira.