postado em 09/08/2008 18:04
As ações da Rússia são bem fundamentadas, legítimas e até mesmo necessárias, diante da agressão feita pela política "criminosa" da Geórgia, disse o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin. "Do ponto de vista legal, nossas ações são absolutamente bem fundamentadas e legítimas e, além disso, necessárias", disse Putin, acrescentando que a Rússia tinha obrigação legal de agir como um escudo se um dos lados na Ossétia do Sul violasse os acordos de paz.
Putin disse que "dezenas" de pessoas foram mortas nos ataques na Ossétia do Sul. Mais cedo, autoridades separatistas da Ossétia do Sul afirmaram em comunicado que 1,5 mil pessoas já teriam morrido na ofensiva.
A Ossétia do Sul não deverá se reintegrar com o resto da Geórgia depois da atual ação militar em Tbilisi, disse Putin. "A Geórgia deu um golpe mortal contra sua própria integridade territorial e portanto contra sua soberania. É difícil imaginar como a Ossétia do Sul possa ser convencida a reintegrar-se à Geórgia depois disso", disse Putin.
"Como resultado da agressão da Geórgia na Ossétia do Sul, dezenas de pessoas foram mortas e centenas ficaram feridas", disse Putin em declarações transmitidas pela televisão quando chegou a Vladikavkaz, perto da fronteira entre a Rússia e a Geórgia.