postado em 13/08/2008 07:50
BRUXELAS - O chefe da diplomacia britânica David Miliband disse nesta quarta-feira (13/08) em Bruxelas que a União Européia (UE) deveria reexaminar suas relações com a Rússia devido às ações "agressivas" desse país na Geórgia. "Creio que é importante que a União Européia reexamine suas relações com a Rússia" no encontro de chanceleres europeus de 5 e 6 de setembro em Avignon, no sul da França, "para decidir se há como seguir adiante, e como, com o acordo de associação e cooperação" em negociação entre Rússia e UE, afirmou.
A UE e a Rússia realizaram em julho sua primeira reunião tendo em vista o novo marco de "associação estratégica" que busca redefinir suas relações, que devem substituir o texto de 1997. Miliband criticou a resposta da Rússia à ofensiva militar georgiana de quinta-feira passada com a qual Tblisi tentou recuperar sua região separatista da Ossétia do Sul, que se declarou independente após a queda da URSS no início dos anos 90.
"A agressividade russa nas fronteiras da Ossétia do Sul escandalizou realmente muita gente", afirmou o secretário do Foreign Office. "Todos os ministros das Relações Exteriores europeus com os quais conversei, ficaram impressionados com as cenas que chegaram da Geórgia nos últimos dias", acrescentou. "Ver tanques russos em Gori, tanques russos em Senaki, o bloqueio russo de Poti, o porto georgiano, lembram de forma arrepiante tempos que espero que tenham ficado para trás", insistiu.