postado em 15/08/2008 07:48
TBILISI - A secretária de Estado americana Condoleezza Rice afirmou nesta sexta-feira (15/08), pouco antes de aterrissar em Tbilisi, que o acordo de cessar-fogo no conflito entre a Rússia e a Geórgia precisa de esclarecimentos para "proteger os interesses georgianos". "Deve um ser um acordo de cessar-fogo formal", explicou aos jornalistas que viajavam com ela para a capital da Geórgia.
"Mas para chegar a esse extremo, alguns pontos do texto necessitam de esclarecimentos importantes para assegurar que os interesses georgianos estão protegidos", acrescentou. "Porque os Estados Unidos jamais pedirão à Geórgia que assine algo se seus interesses não estiverem protegidos", enfatizou.
Rice partiu de Paris na manhã desta sexta-feira para Tbilisi, onde vai afirmar o apoio dos Estados Unidos à Geórgia no conflito com a Rússia. Rice tentará convencer o presidente da Geórgia, Mikhail Saakachvili, a firmar o acordo de cessar-fogo negociado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Geórgia e Rússia concordam com o plano, mas Saakachvili se recusa a assinar o acordo, exigindo detalhes. Rice conversou nesta quinta-feira com Sarkozy, e Paris e Washington têm apelado a Moscou e Tbilisi para que assinem, "sem demora", um acordo de cessar-fogo.