postado em 15/08/2008 07:56
PEQUIM - Cinco militantes estrangeiros foram detidos após exibir um cartaz com os dizeres "Tibete Livre" na manhã desta sexta-feira (15/08), nas proximidades da sede da CCTV (Televisão Central Chinesa), no centro de Pequim, informou a organização Students for a Free Tibet. O grande cartaz em inglês (Free Tibet) e em chinês foi colocado sobre um tapume coberto com temas olímpicos, diante do prédio símbolo da nova Pequim, concebido pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas.
Os militantes foram detidos pela polícia logo após exibir o cartaz, por volta das 6h local (7h Brasília), segundo o comunicado. Os policiais prenderam os cinco estrangeiros - um australiano-canadense, um britânico e três americanos - em frente ao prédio da CCTV, segundo o comunicado. O prédio da televisão estatal chinesa se tornou uma das estruturas mais célebres e simbólicas da cidade. Uma foto foi divulgada no site freetibet2008.org mostrando a ação do grupo.
A polícia de Pequim, por sua vez, emitiu um breve comunicado afirmando que os cinco detidos haviam executado "atividades que violam a lei chinesa". "Em conformidade com a lei, a polícia tem a intenção de encurtar sua estadia na China e deportá-los sob escolta", afirma o texto. Várias iniciativas pró-tibetanas foram realizadas nos últimos dias em Pequim, interrompidas rapidamente pelas forças de segurança.