postado em 15/08/2008 18:45
Haia - O Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) da ONU convocou uma audiência pública para o período de 8 a 10 de setembro para deliberar sobre a demanda apresentada pela Geórgia contra "atos de violência discriminatórios" praticados pela Rússia, informou nesta sexta-feira (15/08) a corte em comunicado.
A Geórgia havia apresentado na terça-feira desta semana uma queixa contra a Rússia por "limpeza étnica" no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ).
O TIJ, a mais alta instância judicial da ONU, decide sobre os conflitos entre Estados.
Segundo o texto da presidência de Tbilisi, "os supostos atos de limpeza étnica em território de soberania georgiana por parte da Federação da Rússia teriam sido praticados entre 1993 e 2008".
O período mencionado diz respeito a quando os soldados russos começaram a operar em território georgiano na qualidade de forças de paz, no início dos anos 90, precisou o texto.
Por sua vez, a justiça russa vai colher entre os habitantes de Abkhásia e Ossétia do Sul denúncias por supostos crimes de guerra contra os dirigentes georgianos, para enviá-las também ao Tribunal, informou o procurador-geral Yuri Chaika, citado pela Interfax.