Mundo

Filme sobre seqüelas da guerra da Bósnia abre Festival de Cinema de Sarajevo

;

postado em 15/08/2008 19:52

SARAJEVO - O filme bósnio Snow sobre as seqüelas da guerra vivida por essa ex-república iugoslava entre 1992 e 1995 inaugurou hoje a décima quarta edição do Festival de Cinema de Sarajevo.

Um total de 174 filmes procedentes de 40 países serão projetados durante nove dias; a edição de 2007 atraiu mais de 100 mil pessoas.

Snow, escrito e dirigido por Aida Begic, foi a revelação da Semana Internacional da Crítica do Festival de Cannes deste ano. Apenas 10 filmes produzidos nos países do sudeste da Europa disputam o prêmio de 25 mil euros (US$ 37mil) de melhor filme. Mais de 2,5 mil euros serão distribuídos para os melhores ator e atriz.

O diretor turco Nuri Bilge Ceylan, ganhador do prêmio de melhor diretor no Festival de Cinema de Cannes (França) deste ano, é o presidente do júri, que também concederá seu próprio prêmio especial dotado com 10 mil

euros (US$ 15 mil).

O evento também inclui seções paralelas de documentários e curta-metragens, cada uma delas com prêmios de 3 mil euros.

O Festival de Sarajevo começou pouco antes de terminada a guerra da Bósnia, como um ato de resistência. Com o passar dos anos tornou-se a competição cinematográfica mais importante do centro-leste da Europa.

A cada ano conta com a presença de numerosas estrelas. Este ano está prevista a participação do ator americano Kevin Spacey, do diretor Charlie Kaufman e dos realizadores britânicos Mike Leigh e Sharon Maguire.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação