postado em 16/08/2008 09:45
MOSCOU - O presidente russo, Dmitri Medvedev, assinou neste sábado (16/08) o plano preparado com a França para acabar com os combates na Geórgia, anunciou o Kremlin.
"O presidente Medvedev informou a membros do Conselho de Segurança da Federação Russa que assinou o documento para resolver o conflito", disse à AFP a porta-voz Natalia Timakova.
O acordo de cessar-fogo assinado sexta-feira (15/08) em Tbilisi pelo presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, foi enviado neste sábado por fax à Rússia por diplomatas americanos, anunciou o ministério russo das Relações Exteriores.
O documento, que tem a assinatura de Saakashvili, "é idêntico ao assinado antes pelos presidentes de Abkházia e Ossétia do Sul", dois territórios separatistas georgianos, indicou um responsável do ministério citado pela agência Interfax.
O acordo, promovido pela França, foi esclarecido sexta-feira com os georgianos pela secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.
A Rússia deve em princípio iniciar a retirada das tropas que entraram na Geórgia quando este país decidiu, em 7 de agosto, tentar recuperar o controle da Ossétia do Sul.
No entanto, uma parte do documento -que ainda não foi aberto ao público- autoriza a Rússia a adotar medidas suplementares de segurança em torno da Ossétia do Sul.