postado em 16/08/2008 19:04
BILISI - Apoiados pelas forças russas, rebeldes abkházios assumiram o controle, neste sábado (16/08), de 13 cidades georgianas e do terreno ao redor de uma central elétrica, perto do território separatista da Abkházia, anunciou o Ministério georgiano das Relações Exteriores.
A Chancelaria georgiana corrigiu a informação, divulgada em um primeiro momento, de que a própria central havia sido ocupada pelos rebeldes. "Grupos armados de separatistas abkházios, junto com unidades do Exército regular russo, ocuparam dois povoados da região de Zugdidi e outros 11 da região de Tsalenkhija, e o terreno da central hidrelétrica de Inguri, no rio de mesmo nome", acrescentou o governo.
A administração da central de Inguri é compartilhada por abkházios e georgianos. O porta-voz da pasta, Chota Utiashvili, disse à AFP que a parte georgiana ainda se encontra sob controle das autoridades de Tbilisi.
Essa operação, cujo alcance é difícil de estabelecer até o momento, acontece no contexto da derrota militar georgiana frente ao Exército russo, na Ossétia do Sul, outro território separatista dessa república caucásia.
Animadas com a derrota dos soldados de Tbilisi, as forças abkházias cercaram, na terça-feira, as colinas da Garganta de Kodor, a única parte da Abkházia controlada pelas forças georgianas. Já estas últimas se retiraram da região, após intensos tiroteios.