postado em 16/08/2008 19:07
NOVA YORK - O secretário-geral das Nações Unidas teve encontros privados, neste sábado (16/08), com os embaixadores na ONU de Estados Unidos, Rússia, França e Geórgia, às vésperas de uma votação no Conselho de Segurança sobre como formalizar o cessar-fogo entre Moscou e Tbilisi, informou um porta-voz.
Ki-moon se reuniu em separado, em sua residência de Nova York, com o embaixador americano, Zalmay Khalilzad; o russo, Vitaly Churkin; o francês, Jean-Maurice Ripert; e com o georgiano, Irakli Alasani, completou o porta-voz da ONU Farhan Haq.
Depois, o secretário-geral conversou por telefone com o embaixador belga, Jan Grauls, na condição de presidente rotativo do Conselho de Segurança este mês, assim como com o embaixador chinês, Wang Guangya, completou o assessor.Na segunda-feira, Ban Ki-moon também deve conversar com o diplomata britânico.
Ainda não foram divulgados detalhes dos pontos fundamentais das discussões deste sábado sobre "o enfoque da ONU a respeito da situação na Geórgia", de acordo com um breve comunicado da organização.