postado em 17/08/2008 18:53
LONDRES - Tropas britânicas da Otan estiveram envolvidas na morte de quatro civis no sul do Afeganistão neste domingo (17/08), admitiu, em Londres, o ministério da Defesa, ao informar sobre a abertura de uma investigação do caso.
A Força Internacional de Assistência para a Segurança (Isaf) da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) posicionada no Afeganistão reconheceu neste domingo que, durante os combates com os rebeldes num reduto talibã, matou acidentalmente quatro civis. "Uma unidade da Isaf matou acidentalmente quatro civis e feriu três durante um confronto com rebeldes", indica um comunicado.
O incidente aconteceu no sábado, no distrito de Sangin, na província de Helmand, reduto dos talibãs no sul do país.Nos primeiros quatro meses de 2008, as forças internacionais mataram cerca de 200 civis afegãos, em sua maioria durante ataques aéreos, indicou um relator especial da ONU, Philip Alston, em maio passado, acrescentando que, nesse período, os ataques talibãs causaram 300 mortes entre os civis.