postado em 18/08/2008 07:44
IMEDIAÇÕES DE GORI - As tropas russas mantinham o controle do principal acesso à cidade estratégica de Gori (centro da Geórgia) no mesmo dia em que teria início a retirada do Exército russo do território georgiano. Dois soldados russos impediam que jornalistas tivessem acesso a Gori e fecharam as estradas que dão acesso a essa cidade, 60 km a oeste de Tblisi, capital georgiana. Caminhões militares e homens armados também foram vistos em Gori. Um comboio de quatro veículos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC) conseguiu cruzar o posto de controle.
Havia uma presença militar russa reduzida na estrada que leva a Gori, desde a entrada de Igoeti, 40 km a oeste de Tblisi. Por outro lado, em Zaramag, no posto fronteiriço entre Rússia e a região separatista da Ossétia do Sul, foram vistos caminhões de ajuda humanitária que entravam na Geórgia, ao mesmo tempo que caminhões militares do Exército russo se dirigiam rumo à Rússia. Dez caminhões do Ministério russo das Situações de Emergência, transportando em tese ajuda humanitária, seguiam para a Ossétia do Sul. Outros 20 veículos aguardavam na região para ter acesso à região caucásica.
Na direção contrária, procedentes da Ossétia do Sul, vários comboios de caminhões do Exército russo voltavam para a Rússia. O movimento era muito menor nessa direção do que no sentido dos veículos de ajuda humanitária. O presidente russo, Dmitri Medvedev, prometeu no domingo retirar a partir desta segunda-feira (18/08) suas tropas da Geórgia.