postado em 26/08/2008 08:51
SEUL - A Coréia do Norte deixou de desativar suas usinas nucleares em protesto contra a rejeição de Washington em cumprir sua promessa de retirá-la de sua lista de países que apóiam o terrorismo, indicou a imprensa oficial. Os trabalhos de desativação serão suspensos no dia 14 de agosto, de acordo com um porta-voz do Ministério norte-coreano das Relações Exteriores, citado pela KCNA, a agência de notícias do regime comunista norte-coreano.
"Dado que os Estados Unidos não cumpriram sua parte no acordo, não temos outra alternativa a não ser tomar as seguintes medidas", declarou o porta-voz. "Em um primeiro momento, decidimos deter o processo de desnuclearização posto em vigor pelo acordo de 3 de outubro. Em um segundo momento, encaramos a reparação das instalações de Yongbon", indicou o informe da KCNA.
A decisão da Coréia do Norte se deve à rejeição dos Estados Unidos de retirar a Coréia do Norte de sua lista de países que apóiam o terrorismo. Washington considera que Pyongyang não respondeu em junho às questões sobre o suposto envolvimento da Coréia do Norte em programas nucleares da Síria.