Mundo

Pesquisas genéticas: do clone de Dolly à reprogramação direta

;

postado em 28/08/2008 06:10

Cientistas de vários países têm usado técnicas de clonagem e embriões em estágio primitivo para aprender como um óvulo e um espermatozóide podem dar origem a todos os tecidos, órgãos e sangues do corpo. Veja alguns dados sobre as pesquisas genéticas.

»Julho de 1996 A ovelha Dolly é o primeiro animal a ser clonado. O escocês Ian Wilmut usou uma técnica chamada de transferência nuclear somática para reprogramar um óvulo da ovelha e fazê-lo comportar como se tivesse sido fecundado pelo espermatozóide »Novembro de 1998 James Thomson, da Universidade de Wisconsin, deriva células-tronco embrionárias de um embrião humano congelado. Cientistas começam a trabalhar com essas células, na esperança de fundarem um novo campo da medicina regenerativa. Políticos, líderes religiosos e especialistas em ética debatem se é legal ou moral realizar o experimento em embriões humanos »Agosto de 2001 O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, descongela uma lei de 1994 que proíbe o financiamento federal de pesquisas com embriões humanos. Mas ele limita o financiamneto a poucos estudos em andamento. O Congresso norte-americano vota repetidamente para mudar a lei, mas Bush veta a legislação em 2006 e em 2007 »Novembro de 2007 Os cientistas japoneses Shinya Yamanaka (foto), da Universidade de Kyoto, e Junying Yu, do laboratório de James Thomson, transformam células comuns da pele em células parecidas com as embrionárias, às quais eles chamam de células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) »Agosto de 2008 O norte-americano Douglas Melton, da Faculdade de Medicina de Harvard, transforma células pancreáticas normais em células produtoras de insulina em ratos, usando técnicas da terapia genética.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação