postado em 28/08/2008 16:03
Washington - A Casa Branca disse nesta quinta-feira (28/08) que considerava a possibilidade de abandonar um pacto de cooperação nuclear com a Rússia em resposta a ações de Moscou na Geórgia.
"Não acredito que ainda haja algo para anunciar, mas sei que há discussões sobre o assunto", declarou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, ouvida sobre a possibilidade de Washington invalidar o acordo firmado em 6 de maio entre Rússia e Estados Unidos.
O acordo permite a ambos os países desenvolverem relações comerciais neste setor lutando ao mesmo tempo contra a proliferação nuclear.
Com duração prevista de 30 anos, o acordo permite "a transferência de tecnologia, material, equipamento e componentes para a pesquisa nuclear e a produção de eletricidade", segundo documento fornecido pelos Estados Unidos no momento da assinatura do acordo.
A Casa Branca havia indicado segunda-feira que os Estados Unidos reexaminavam "o conjunto de sua relação com a Rússia, a médio e a longo prazos", assinalando que Moscou continuava sem respeitar o acordo de cessar-fogo com a Geórgia.