Jornal Correio Braziliense

Mundo

Em discurso histórico, Obama fala de suas propostas e critica John McCain

;



Barack Obama subiu ao palco montado no estádio Invesco Field, em Denver, com a certeza de que seria uma noite histórica em sua trajetória política. Com o apoio de quase 80 mil eleitores apaixonados e emocionados, o candidato lembrou seu passado e falou do futuro que quer para o país.

Como esperado, criticou o governo Bush e conseguiu encaixar, no discurso acalorado de 45 minutos, alguns detalhes de seu plano de mudança. ;Este momento ; esta eleição ; é a nossa chance de manter viva, no século 21, a promessa americana. Na próxima semana, em Minnesota, o mesmo partido que deu dois mandatos a e Dick Cheney pedirá a este país um terceiro. E nós estamos aqui porque amamos muito este país para deixar que os próximos quatro anos sejam como os últimos oito;, convocou.

Em seu aguardado pronunciamento, Obama insistiu em que os Estados Unidos passam por um ;momento decisivo;. ;Nossa nação está em guerra, nossa economia está uma baderna, e a esperança norte-americana foi ameaçada uma vez mais. (;) Esses problemas não são, de todo, culpa do governo anterior. Mas o fracasso em responder a eles é resultado direto da política falha de Washington;, alfinetoou.

Também reafirmou o projeto de investir US$ 150 bilhões em fontes renováveis de energia e de ajudar a indústria automotiva a produzir carros que consumam menos combustível fóssil. Como possível comandante-chefe, prometeu encerrar a guerra no Iraque ;de modo responsável;, e completar a luta contra a rede Al-Qaeda e o Talibã, no Afeganistão. ;Essa é a mudança de que precisamos;, afirmou.
;Eu tenho um sonho;
O discurso de Obama foi cuidadosamente marcado para o dia em que o histórico pronunciamento de ., ;Eu tenho um sonho;, completou 45 anos. Para reforçar ainda mais a ligação entre os dois líderes negros, já mencionada pela imprensa americana, os filhos do próprio ativista foram chamados a participar do evento.
;Há 45 anos, meu pai fez seu discurso. E hoje nós testemunhamos e fazemos parte do que se tornou seu sonho: a aceitação da nomeação democrata pelo senador Barack Obama;, declarou Berenice, filha Luther King, no Invesco Field. ;Não posso imaginar quão orgulhoso meu pai estaria de Obama, do partido que o nomeou e do país que o elegeu;, completou o primogênito do reverendo King, Martin Luther King III.

Espetáculo
O megaevento, só comparável ao discurso de nomeação de no Memorial Coliseum, em Los Angeles, em 1960, atraiu admiradores de Obama de todo o país, que começaram a formar fila fora do estádio ainda de madrugada.

Após assistir aos discursos de personalidades democratas ;como o ex-candidato à presidência Al Gore e o presidente do partido, Howard Dean ;, aos shows de Stevie Wonder e Sheryl Crow, e a um vídeo bem produzido sobre Obama, o público foi presenteado com uma entrada triunfal do candidato. A resposta veio em três minutos de aplausos e de gritos: ;Sim, nós podemos;.


"Hoje (ontem), Obama fará um discurso que será lembrado como o melhor de sua vida, carregado de palavras fortes como ;esperança; e ;mudança;;, previa o professor da Universidade de Maryland Thomas Schaller, horas antes do início do espetáculo. ;Nos últimos quatro anos, ele fez três grandes pronunciamentos, mas esse, certamente, será inesquecível", afirmou.

Confira trechos do discurso de

Obama em vídeos da CNN

(com tradução em espanhol)

Barack Obama aceita a nomeação como

candidato presidencial na convenção democrata

[VIDEO1]

Obama detalha seu plano para resolver

os problemas mais urgentes dos EUA

[VIDEO2]

Barack Obama fala de sua política exterior

[VIDEO2]

Obama fala dos temas mais controvertidos da campanha

e suas diferenças com John McCain

[VIDEO3]

"I have a dream"

Confira o discurso de Martin Luther King na Marcha

em Washington, em 28 de agosto de 1963

[VIDEO5]