Mundo

Em discurso histórico, Obama fala de suas propostas e critica John McCain

;

postado em 29/08/2008 01:18

Barack Obama acena antes de fazer seu discurso de aceitação, nesta quinta-feira, no Invesco Field



Barack Obama subiu ao palco montado no estádio Invesco Field, em Denver, com a certeza de que seria uma noite histórica em sua trajetória política. Com o apoio de quase 80 mil eleitores apaixonados e emocionados, o candidato lembrou seu passado e falou do futuro que quer para o país.

Como esperado, criticou o governo Bush e conseguiu encaixar, no discurso acalorado de 45 minutos, alguns detalhes de seu plano de mudança. ;Este momento ; esta eleição ; é a nossa chance de manter viva, no século 21, a promessa americana. Na próxima semana, em Minnesota, o mesmo partido que deu dois mandatos a e Dick Cheney pedirá a este país um terceiro. E nós estamos aqui porque amamos muito este país para deixar que os próximos quatro anos sejam como os últimos oito;, convocou.

Em seu aguardado pronunciamento, Obama insistiu em que os Estados Unidos passam por um ;momento decisivo;. ;Nossa nação está em guerra, nossa economia está uma baderna, e a esperança norte-americana foi ameaçada uma vez mais. (;) Esses problemas não são, de todo, culpa do governo anterior. Mas o fracasso em responder a eles é resultado direto da política falha de Washington;, alfinetoou.
Boton de campanha de Barack Obama
Também reafirmou o projeto de investir US$ 150 bilhões em fontes renováveis de energia e de ajudar a indústria automotiva a produzir carros que consumam menos combustível fóssil. Como possível comandante-chefe, prometeu encerrar a guerra no Iraque ;de modo responsável;, e completar a luta contra a rede Al-Qaeda e o Talibã, no Afeganistão. ;Essa é a mudança de que precisamos;, afirmou.
;Eu tenho um sonho;
O discurso de Obama foi cuidadosamente marcado para o dia em que o histórico pronunciamento de ., ;Eu tenho um sonho;, completou 45 anos. Para reforçar ainda mais a ligação entre os dois líderes negros, já mencionada pela imprensa americana, os filhos do próprio ativista foram chamados a participar do evento.
;Há 45 anos, meu pai fez seu discurso. E hoje nós testemunhamos e fazemos parte do que se tornou seu sonho: a aceitação da nomeação democrata pelo senador Barack Obama;, declarou Berenice, filha Luther King, no Invesco Field. ;Não posso imaginar quão orgulhoso meu pai estaria de Obama, do partido que o nomeou e do país que o elegeu;, completou o primogênito do reverendo King, Martin Luther King III.

Espetáculo
O megaevento, só comparável ao discurso de nomeação de no Memorial Coliseum, em Los Angeles, em 1960, atraiu admiradores de Obama de todo o país, que começaram a formar fila fora do estádio ainda de madrugada.

Após assistir aos discursos de personalidades democratas ;como o ex-candidato à presidência Al Gore e o presidente do partido, Howard Dean ;, aos shows de Stevie Wonder e Sheryl Crow, e a um vídeo bem produzido sobre Obama, o público foi presenteado com uma entrada triunfal do candidato. A resposta veio em três minutos de aplausos e de gritos: ;Sim, nós podemos;.


"Hoje (ontem), Obama fará um discurso que será lembrado como o melhor de sua vida, carregado de palavras fortes como ;esperança; e ;mudança;;, previa o professor da Universidade de Maryland Thomas Schaller, horas antes do início do espetáculo. ;Nos últimos quatro anos, ele fez três grandes pronunciamentos, mas esse, certamente, será inesquecível", afirmou.

Para a professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Cristina Pecequilo, no entanto, é preciso ver o cenário com cautela, mesmo na euforia. "Esse discurso é como aquela viagem que Obama fez para a Alemanha: vai ser um megaevento, uma nova forma de fazer política, mas para qual público? O público que gosta disso ele já conquistou. Seu desafio agora é conquistar o outro público, que já está cansado do ;oba-oba;."

Michelle e Obama ao lado de Joseph Biden e a esposa

Confira trechos do discurso de

Obama em vídeos da CNN

(com tradução em espanhol)

Barack Obama aceita a nomeação como

candidato presidencial na convenção democrata

[VIDEO1]

Obama detalha seu plano para resolver

os problemas mais urgentes dos EUA

[VIDEO2]

Barack Obama fala de sua política exterior

[VIDEO2]

Obama fala dos temas mais controvertidos da campanha

e suas diferenças com John McCain

[VIDEO3]

"I have a dream"

Confira o discurso de Martin Luther King na Marcha

em Washington, em 28 de agosto de 1963

[VIDEO5]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação