postado em 29/08/2008 07:58
KOGELO - "Eu estou segura de que ele vai chegar até o fim", disse nesta sexta-feira (29/08) Sarah Obama, 86 anos, a avó queniana do candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, ao ser entrevistada em sua cidade do oeste do Quênia depois do discurso do neto em Denver.
"Eu estou segura de que ele vai chegar até o fim, agora que Hillary Clinton se posicionou de maneira firme e declarou apoio à candidatura dele", declarou Sarah na manhã desta sexta-feira (29/08). "Você precisa dar e receber se deseja vencer uma batalha. Fiquei acordada até tarde a noite passada para ver as imagens da convenção", disse a senhora queniana em sua língua nativa, Luo. "Eu dormi tarde e não consegui assistir o discurso esta manhã porque estava me sentindo um pouco cansada, mas eu gostaria de ter ficado acordada e assistido", afirmou a octogenária enquanto bebia o chá matinal.
No momento em que Barack Obama pronunciava, na quinta-feira à noite, o discurso de encerramento da convenção democrata em Denver (Colorado), diante de mais de 75.000 partidários entusiasmados, era madrugada em Kogelo e caía uma chuva fina. Na manhã desta sexta-feira, entrevistada em sua modesta casa, Sarah Obama aguardava o recarregamento do painel solar para voltar a ligar a televisão e ver as últimas imagens do neto.
Filho de pai queniano e mãe americana, Obama, senador por Illinois desde 2004 e único negro com uma cadeira no Senado, aceitou oficialmente na quinta-feira em Denver a nomeação democrata na disputa pela Casa Branca, pedindo aos compatriotas união para restaurar "o sonho americano". Sarah é a terceira esposa do avô paterno de Barack Obama, que a considera como sua avó.