postado em 29/08/2008 11:10
DUBLIN - O candidato democrata Barack Obama e seu companheiro de chapa, Joe Biden, são descendentes de sapateiros irlandeses, afirmou nesta sexta-feira (29/08) uma genealogista americana. Os ancestrais dos dois políticos deixaram a Irlanda com apenas cinco semanas de intervalo, em abril e maio de 1849, respectivamente, segundo Megan Smolenyak Smolenyak em entrevista à rádio irlandesa RTE.
No ano passado, Smolenyak assegurou ter encontrado pistas de Obama na família Kearney, condado de Offaly (centro da ilha), e que um de seus membros, de nome Fulmuth, emigrou para o Estados Unidos. A genealogista afirma também que identificou um tataravô de Biden, Owen Finnegan, que vivia no condado de Louth, fronteira com a Irlanda do Norte. Ambos eram sapateiros e foram embora do país em busca de uma vida melhor.
A Irlanda sofreu de 1845 a 1849 uma grande fome, que provocou a morte de 1,5 milhão de pessoas, e levou mais um milhão a emigrar. Cerca de 34 milhões de americanos têm origem irlandesa, como os ex-presidentes John Fitzgerald Kennedy e Ronald Reagan e, provavelmente, Bill Clinton.