Mundo

Inundações na Índia provocam evacuação em massa. Milhões de pessoas foram afetadas

;

postado em 30/08/2008 10:29
Mais de 300 mil pessoas que se encontravam isoladas na Índia pelas piores inundações nos últimos 50 anos foram resgatadas, mas pelo menos outras 500 mil continuam bloqueadas e passam fome e sede, segundo informações das autoridades neste sábado (30/08).

Pelo menos 60 pessoas morreram e 3 milhões foram afetadas desde que o rio Kosi transbordou no início de agosto na fronteira com o Nepal e mudou o percurso, inundando centenas de povoados do estado de Bihar.

Outras 300 mil pessoas tiveram que abandonar seus lares e estão abrigadas em acampamentos instalados pelo governo em templos e outros prédios situados em terras altas.

As águas causaram extensivos danos, cortaram estradas e afetaram os serviços de água e eletricidade nas áreas afetadas.

As fortes correntezas dificutam as tarefas dos sodados para localizar sobreviventes, segundo os serviços de emergência.

O primeiro-ministro Manmohan Singh descreveu a situação como uma calamidade nacional e anunciou uma ajuda de US$ 228 milhões e de 125 mil toneladas de cereais.

O Kosi, que desemboca no Ganges, é conhcido como o "Rio da Dor" devido a seus efeitos devastadores durante as épocas de chuvas de monção.

Mais de 800 pessoas morreram desde junho na Índia devido às intensas chuvas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação