postado em 04/09/2008 09:05
PARIS - Uma francesa de origem asiática de 59 anos, que recebeu uma doação de óvulos no Vietnã, está grávida de trigêmeos, informa nesta quinta-feira (04/09) o jornal Le Parisien. Segundo o jornal, o parto deve ocorrer "nos próximos dias" e a mulher, casada com um homem com idade por volta de 40 anos, está em observação numa maternidade de Paris.
O jornal lembrou também a história de outra mulher de idade avançada, 46 anos, que está em coma desde junho, quando deu à luz a trigêmeos num hospital de Angers (centro-oeste do país). Na França, a doação de óvulos é regulamentada e deve ser voluntária, anônima e gratuita.
A mulher que recebe deve ser estéril ou deve apresentar risco de transmissão de uma doença grave ao feto. Além disso, tanto ela quanto o marido devem estar em idade de procriação.
A maioria dos centros franceses adota como limite para a mulher receptora a idade de 42 anos. A doadora deve ter tido pelo menos um filho e ter menos de 37 anos. Na França, a doação de óvulos já deu origem a cerca de mil bebês.