postado em 05/09/2008 18:17
Genebra - A Federação da Cruz Vermelha pediu nesta sexta-feira 2,3 bilhões de euros para o Haiti, atingido pelos furacões Gustav e Hanna.
O dinheiro seria destinado a ajudar economicamente durante seis meses cerca de 50.000 pessoas, informou a Cruz Vermelha em um comunicado.
Segundo os especialistas da organização humanitária, "as necessidades mais urgentes são a distribuição de víveres, de material de primeiros-socorros e de medicamentos de primeira necessidade, além de água potável e abrigos provisórios".
"Devido às chuvas contínuas e intensas, é muito difícil chegar às regiões atingidas para levar a ajuda urgente e realizar uma avaliação detalhada das necessidades", explicou a Cruz Vermelha.
A Unidade Panamericana de Intervenção em Caso de Catástrofe (Padru), da Federação da Cruz Vermelha, sediada no Panamá, já havia enviado por via aérea ajuda humanitária para 1.000 famílias, segundo a organização.
Pelo menos 136 pessoas morreram entre segunda e terça-feira no Haiti depois da passagem do furacão Hanna, uma semana após o Gustav, que deixou 77 mortos.