postado em 06/09/2008 11:56
Asif Ali Zardari, viúvo da ex-líder oposicionista do Paquistão Benazir Bhutto, venceu neste sábado (6/09) as eleições presidenciais do país, segundo autoridades eleitorais. As informações são da BBC Brasil.
As eleições foram convocadas depois que o então presidente paquistanês Pervez Musharraf renunciou ao cargo no mês passado para evitar um impeachment. A votação ocorreu no Parlamento e em quatro assembléias provinciais. Zardari conquistou 459 votos de um total de 702.
O assassinato de Benazir Bhutto, em dezembro de 2007, lançou Zardari ao centro do poder político no Paquistão. Ele está frente de uma frágil coalizão de governo liderada pelo Partido do Povo Paquistanês (PPP), que enfrenta uma grave crise econômica e uma insurreição islâmica.
Zardari é visto como pró-Ocidente e como colaborador na guerra contra o terror declarada pelo governo norte-americano. O novo presidente terá que conciliar as exigências dos Estados Unidos e do poderoso Exército paquistanês, além do forte sentimento antiamericano no país.
Os outros candidatos Presidência eram Saeeduz Zaman Siddiqui, um ex-juiz apoiado por Nawaz Sharif, e Mushahid Hussain Sayed, indicado pela Liga Muçulmana do Paquistão-N (PML-N), que apoiou Musharraf.
Benazir Bhutto foi vítima de um atentado suicida durante comício na cidade paquistanesa de Rawalpindi. Ela foi atingida por tiros, no pescoço e no peito, e morreu a caminho do hospital O atentado deixou pelo menos mais 20 mortos.