postado em 08/09/2008 15:44
O grupo petroleiro anglo-holandês Shell anunciou, nesta segunda-feira (8/09), que iniciou a evacuação total de suas instalações "off-shore" no Golfo do México, ameaçado pelo furacão Ike, e interromperá, assim, sua produção nessa área.
Já o americano ExxonMobil informou estar "estudando quais instalações se encontram na possível trajetória do furacão", além de identificar "o pessoal para uma possível evacuação".
"As previsões indicam que Ike provavelmente ingressará quarta-feira no Golfo do México", afirmou a Shell, em sua página na Internet, acrescentando que já retirou 150 funcionários das instalações marítimas.
"Pelo menos 500 pessoas continuam lá. Vamos continuar levando todo o pessoal para terra, com a intenção de terminar a retirada na quarta-feira", completou o grupo.
Na semana passada, a produção do Golfo do México (1,3 milhão de barris diários) foi totalmente interrompida, após a passagem do furacão Gustav.
A produção da Shell havia recomeçado, parcialmente, mas "será de novo paralisada", de acordo com a nota divulgada pela companhia.
A ExxonMobil informou que a retomada da produção "continua", mas que, agora, será desacelerada.
O grupo francês Total anunciou que "vai retirar provavelmente" na quarta-feira seus funcionários, entre 20 e 30, que trabalham em duas plataformas nessa região.