postado em 15/09/2008 13:47
GALVESTON - Milhões de americanos continuavam nesta segunda-feira (15/09) sem energia elétrica nem água após a passagem do furacão Ike, que deixou mais de 15 mortos em nove estados. O governador do Texas, Rick Perry, avisou que pode demorar semanas antes que os habitantes da ilha de Galveston, devastada pelo furacão, sejam autorizados a retornar às suas casas.
Estima-se que cerca de 20 mil moradores do litoral texano tenham ignorado as ordens de evacuação e permanecido em suas casas. Somente nos estados de Texas e Louisiana, cerca de 2,6 milhões de edifícios estão sem eletricidade, informou o departamento de Energia americano.
Coberta de escombros, Houston, a quarta maior cidade do país em termos de população, impôs um toque de recolher durante toda a semana devido às inundações e ao perigo dos cabos de alta tensão arrancados pela tempestade.
"Galveston foi arrasada. Estamos sem eletricidade, sem gás e sem telefone. Não sabemos ao certo quando esses serviços básicos serão restabelecidos", declarou a prefeita do balneário, Lyda Ann Thomas. "Não voltem para Galveston", pediu a prefeita aos moradores.
Três companhias norte-americanas de avaliação de riscos estimaram em 8 a 18 bilhões de dólares os danos provocados pelo furacão Ike.