postado em 15/09/2008 14:28
LOS ANGELES - O condutor do trem envolvido no acidente de sexta-feira passada perto de Los Angeles e um controlador de tráfego não respeitaram os procedimentos de segurança, segundo as primeiras indicações da investigação disponibilizadas nesta segunda-feira (15/09).
Segundo um membro do departamento de segurança do transporte (NTSB), encarregado da investigação, os registros de áudio recuperados em uma das caixas pretas da composição da Metrolink mostram que o condutor não informou ao controlador de tráfico que havia passado por um sinal com luz vermelha e o controlador, por sua vez, não se deu conta da anomalia registrada pelos computadores.
Na véspera, o condutor do trem de passageiros que se chocou de frente com um trem de carga já havia sido acusado pelo acidente, que deixou 25 mortos e mais de 130 feridos, informou a empresa Metrolink. Dos mais de 130 feridos, 87 estão hospitalizados, metade deles em estado crítico. O balanço de mortos, portanto, não pode ser considerado definitivo.
O trem Ventura County Line da Metrolink, com 222 passageiros a bordo, se chocou de frente com um trem de carga da Union Pacific perto da cidade de Chatsworth, na área de Los Angeles. Segundo Denise Tyrell, porta-voz da companhia do trem de passageiros, o condutor não respeitou um sinal vermelho e entrou na via por onde o trem de carga da Union Pacific vinha de frente.