postado em 17/09/2008 08:15
BANGCOC - Somchai Wongsawat, cunhado do ex-premiê Thaksin Shinawatra, foi eleito nesta quarta-feira (17/09) por cômoda maioria novo primeiro-ministro da Tailândia, apesar das ameaças dos manifestantes que prometeram oposição a qualquer dirigente saído do partido governista.
Somchai, candidato do Partido do Poder do Povo (PPP), recebeu os votos de 298 dos 466 deputados presentes na sessão, enquanto o líder da oposição, Abhisit Vejjajiva, recebeu 163 votos, informou o presidente da Câmara dos Deputados, Chai Chidchob. Cinco deputados se abstiveram do pleito.
"Agradeço a todos os parlamentares que vieram votar hoje em mim. Trabalharei o melhor possível", afirmou o premiê eleito, que assumirá o cargo assim que o rei Bhumibol Adulyadej der seu consentimento por escrito.
Somchai, 61 anos, advogado, substituirá Samak Sundaravej, 73 anos, que na semana passada foi obrigado a reununciar por decisão do Tribunal Constitucional, após semanas de manifestações contra sua gestão.
Somchai e Samak pertencem ao mesmo partido político, o PPP, no qual estão reunidos todos os aliados de Thaksin, que governou a Tailândia de 2001 a 2006, antes de ser derrubado pelo Exército e se exilar na Grã-Bretanha por acusações de corrupção.
Samak renunciou no dia 9 de setembro porque o Tribunal Constitucional o declarou culpado de ter aceitado pagamentos de uma empresa privada para apresentar programas culinários na televisão.
Ele já estava em posição frágil desde 26 de agosto, quando a sede de governo em Bangcoc foi ocupada por manifestantes monárquicos que o acusavam de ser uma "marionete" de Thaksin. Os líderes dos protestos afirmaram que rejeitarão qualquer premiê saído do PPP.