postado em 18/09/2008 11:41
WASHINGTON - Hackers americanos conseguiram entrar na caixa de e-mail da candidata republicana à vice-presidência, Sarah Palin, informou o comitê de campanha do partido. Eles publicaram na internet vários e-mails e duas fotos familiares da governadora do Alasca.
"Esta é uma invasão escandalosa da privacidade da governadora e uma violação da lei", indicou a campanha de McCain em um comunicado. Um grupo que se autodenominou "Anonymous" (Anônimo) assumiu a responsabilidade da invasão. Entre os e-mails publicados está um enviado por Palin ao vice-governador do Alasca, Sean Parnell, que luta para ser eleito no Congresso.
A divulgação dos e-mails ocorre num momento em que Palin é acusada de usar seu e-mail pessoal para conduzir assuntos públicos no Alasca. Segundo a lei, todas as mensagens relacionadas às funções oficiais do governador devem ser arquivadas e não excluídas, mas as mensagens pessoais podem ser apagadas.
Palin está sendo processada por abuso de poder no Alasca. A investigação está centrada em determinar se Palin tentou demitir um funcionário que havia se divorciado recentemente de sua irmã.