postado em 18/09/2008 13:03
LA PAZ - Os prédios públicos e as refinarias de petróleo tomadas nas últimas semanas nas cinco regiões rebeldes da Bolívia começaram a ser devolvidas ao Estado, informaram nesta quinta-feira (18/09) as autoridades e líderes civis desses departamentos. Rubén Costas, prefeito (governador) de Santa Cruz, a região mais rica do país e líder do movimento oposicionista, informou que "todos os edifícios serão entregues hoje", segundo o pré-acordo estabelecido com o governo para acabar com a crise.
Emissoras de televisão privadas mostraram a entrega de algumas repartições como Entel, Migração, do Instituto Nacional de Reforma Agraria, dos Impostos Nacionais e o terminal de trens e ônibus, as suas autoridades. A restituição das entidades para o controle do Estado era a condição imposta pelos camponeses de Santa Cruz leais ao governo para terminar com seus protestos, que incluiam o bloqueio de estradas.
A maioria das repartições foi tomada violentamente por grupos de direita vinculados ao forte comitê civil-empresarial durante os protestos contra o presidente Evo Morales e em demanda das autonomias regionais.