postado em 18/09/2008 16:37
A Rússia testou com sucesso nesta quinta-feira (18/09) um míssil intercontinental Bulava com múltiplas ogivas, capaz segundo Moscou de atravessar o escudo antimísseis americano, anunciou a marinha russa em comunicado.
"O submarino nuclear estratégico Dmitri Donskoi efetuou hoje com sucesso desde o Mar Branco (noroeste da Rússia) o disparo de um míssil balístico moderno Bulava contra o polígono de tiro de Kura, na península de Kamtchatka (extremo-leste)", segundo o comunicado.
"O lançamento e o vôo do míssil transcorreram normalmente", destacou um representante do ministério russo da Defesa, citado pela agência Interfax, acrescentando que as ogivas do míssil atingiram seus alvos no polígono de Kura às 12H05 de Brasília.
De um alcance de 8.000 km, o míssil Bulava pode levar até dez ogivas nucleares de trajetórias independentes. Segundo os dirigentes russos, ele é capaz "de penetrar todos os sistemas antimísseis existentes e futuros". O míssil Bulova deve garantir a estabilidade estratégica da Rússia até o meio do século XXI, afirmou seu idealizador, Yuri Solomonov.
O Bulava, uma versão marinha do sofisticado míssil terra-terra Topol-M, deve equipar os novos submarinos nucleares Borei, lançados em abril de 2007. O Bulava foi testado pela primeira vez em 2005. Três disparos efetuados em 2006 fracassaram.