postado em 19/09/2008 21:27
Malmo - Violentos incidentes prosseguiam na noite desta sexta-feira (19) em Malmö, Suécia, à margem do Foro Social Europeu, com cerca de 100 jovens lançando pedras contra a polícia, constatou a AFP no local.
Pelo menos 20 veículos das forças da ordem que tentavam dispersar os manifestantes ao longo da rua Foreningsgatan, no centro de Malmö, eram alvo de pedradas.
Os manifestantes, incluindo membros do que se chamou de movimento "black block", que defendem a ação violenta, arrancavam pedras das calçadas para atirar na polícia.
Um agente disse que não há feridos, até o momento, mas pelo menos um manifestante foi detido, constatou a AFP.
Os radicais quebraram vitrines de lojas, e a polícia usou bombas de fumaça. O protesto, convocado pelo grupo de ação "Reclaim the streets" (Recuperemos as ruas), começou na Praça da Prefeitura de Malmö, a terceira cidade da Suécia.
A manifestação tinha como fundo musical "Breaking the law" (Violando a lei), do grupo heavy metal britânico Judas Priest.
Os manifestantes carregavam bandeiras com os dizeres "O futuro é nosso" e picharam vários muros. Segundo a polícia, cerca de 700 pessoas participaram da manifestação.