postado em 20/09/2008 10:08
Londres - A escritora J. K. Rowling, autora da série "Harry Potter", doou um milhão de libras (1,27 milhão de euros) ao Partido Trabalhista britânico, anunciou neste sábado a formação do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.
J. K. Rowling é uma amiga de Brown e de sua esposa Sarah. Esse anúncio, feito no primeiro dia do congresso anual dos trabalhistas em Manchester (noroeste), foi muito bem recebido por um partido que não tem recursos suficientes e cujo líder é alvo de vários ataques.
O Partido Trabalhista tem dificuldades para reembolsar dívidas de um total de 17,8 milhões de libras (22,5 milhões de euros), devidas em grande parte aos empréstimos contraídos para financiar a campanha das eleições legislativas de 2005, a mais cara da história do país.
J. K. Rowling justificou sua doação afirmando que apóia os esforços do governo para reduzir a pobreza infantil, e que se opõe aos planos do Partido Conservador de dar benefícios fiscais aos casados.
Brown indicou em um comunicado que estava "encantado com o fato de J. K. Rowling, uma das escritoras mais importantes de todos os tempos, ter feito uma doação como esta".