postado em 24/09/2008 10:07
KAUHAJOKI - As 10 pessoas que morreram na terça-feira vítimas dos disparos de um colega de turma numa escola profissionalizante da Finlândia são nove alunos e um professor, sendo oito mulheres e dois homens, informou a polícia nesta quarta-feira (24/09).
Segundo o chefe da investigação, Jari Neulaniemi, a identificação das vítimas levará vários dias porque elas ficaram seriamente queimadas no incêndiio que Matti Juhani Saari provocou depois dos disparos. Os corpos foram levados para a realização da necropsia em Helsinque.
As autoridades finlandesas também anunciaram que a legislação sobre armas de fogo será revista e que foi aberta uma investigação para apurar se houve negligência da polícia, que um dia antes do massacre interrogou e liberou o atirador Juhani Saari, de 22 anos, por ter colocado vídeos no YouTube em que anunciava suas inteções homicidas.
Segundo o primeiro-ministro finlandês, Matti Vanhanen, a Finlândia precisa endurecer a legislação sobre a posse de armas. "Precisamos determinar se as pistolas, que podem ser transportadas facilmente, devem ser autorizadas para os particulares", acrescentou.
Esta nova matança numa escola finlandesa acontece um pouco menos de um ano depois do assassinato em um colégio de Tuusula, uma tranqüila localidade de 30.000 habitantes 40km ao norte de Helsinque, onde um jovem de 18 anos matou oito pessoas e em seguida cometeu suicídio.
A Finlândia é o terceiro país em número de armas de fogo por habitante, atrás apenas dos Estados Unidos e do Iêmen. Matti Juhani Saari, o estudante de 22 anos que se matou depois de invadir uma sala de aula e disparar contra os colegas que faziam um teste escrito, era apaixonado por armas e filmes de terror, segundo seu perfil divulgado no site YouTube.
Esse perfil (Wumpscut86) foi bloqueado logo em seguida ao anúncio do massacre, mas alguns internautas conseguiram interceptar algumas imagens pouco antes de ele ser retirado do ar. Quatro vídeos aparecem no perfil, mostrando um jovem de cabelos curtos, vestido de preto, atirando várias vezes na floresta com uma arma de calibre 22, apresentada nas legendas como sendo uma Walther P22.
Saari também revela em seu perfil que tem 22 anos e que seus principais hobbies são "os computadores, as armas, o sexo e a cerveja". Entre seus filmes favoritos, ele cita "filmes de terror como 'O Iluminado'", o famoso longa de Stanley Kubrick estrelado por Jack Nicholson.
Ele também menciona várias bandas de heavy-metal, como Rammstein e Metallica, assim como o grupo de música eletrônica Wumpscut, cujo nome inspirou seu pseudônimo no YouTube (Wumpscut86).
Wumpscut é uma banda alemã que escreve músicas como "Black Death" (morte negra), "Bleed in Silence" (sangre em silêncio) ou "Hate is Mine" (o ódio é meu). Saari também colocou em seu perfil a letra de uma música do grupo chamada "War" (guerra): "toda a vida é guerra e toda a vida é sofrimento, e lutarás sozinho em tua guerra pessoal".