postado em 24/09/2008 12:01
CLEARWATER - A empresa de lobby de Rick Davis, diretor de campanha do candidato à presidência John McCain, recebeu dinheiro do Freddie Mac, um dos organismos de refinanciamento hipotecário que contribuiu para a crise financeira, informa o jornal New York Times.
A notícia prejudica o senador republicano, já que a crise financeira se transformou em tema fundamental na campanha pela Casa Branca. Segundo o NYT, a empresa de lobby dirigida por Davis, Davis Manafort, recebeu 15.000 dólares por mês do Freddie Mac. Os pagamentos prosseguiram até o momento em que o organismo passou à tutela federal, em agosto.
Citando duas fontes anônimas, apresentadas como ligadas ao caso, o New York Times afirma que a empresa de Davis recebeu um total de 500 mil dólares desde 2005 por atividades de consultoria. O diretor de campanha de McCain anunciou ter deixado a companhia em 2006, mas continuou sendo acionista da Davis Manafort e recebia dividendos.
O Freddie Mac pagava a empresa de Rick Davis mesmo sabendo que ele estava em boa posição para influenciar John McCain caso este fosse eleito para a Casa Branca, indica o NYT. A equipe de campanha de McCain desmentiu categoricamente as informações do jornal. "É falso", afirmou a equipe republicana, que acusou o jornal nova-iorquino de ser favorável ao candidato democrata Barack Obama.