postado em 25/09/2008 08:02
NOVA YORK - O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, e o presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, concordaram, nesta quarta-feira, com o reinício de suas negociações de paz no período de três meses. Ambos os líderes informaram que seus chanceleres "agendarão encontros na quinta rodada de diálogo, nos próximos três meses", segundo uma declaração conjunta após conversas em paralelo à Assembléia-Geral da ONU.
Os dois líderes, que se reuniram pela primeira vez desde a chegada de Zardari ao poder, em agosto, também acertaram consolidar o atual cessar-fogo entre Índia e Paquistão. Ambos dotados de armas nucleares, Índia e Paquistão já travaram três guerras desde sua independência, em 1947.
A tensão cresce na fronteira comum desde julho, quando a Índia acusou "elementos" do Paquistão de envolvimento em um atentado com carro-bomba contra sua embaixada em Cabul, que deixou 41 mortos. Singh e Zardari também acertaram uma reunião especial do mecanismo antiterrorista conjunto, para o próximo mês, para tratar de "preocupações mútuas", incluindo o atentado à embaixada.