postado em 25/09/2008 18:11
Os dirigentes do mundo aprovaram nesta quinta-feira um ambicioso plano de ação de três bilhões de dólares contra a malária, para tentar salvar mais de quatro milhões de vidas humanas daqui a 2015.
Reunidos em uma cúpula sobre as 'Metas do Milênio' organizada em paralelo à Assembléia Geral da ONU, eles aprovaram este Plano Mundial de Ação contra a Malária (GMAP, sigla em inglês) para combater a doença.
Segundo um comunicado oficial, o GMAP contará com uma verba total de três bilhões de dólares, financiada essencialmente pelo Fundo global de luta contra a Aids, a tuberculose e a malária (1,62 bilhão), e pelo Banco Mundial (1,1 bilhão).
A Fundação Bill e Melinda Gates doará 168,7 milhões de dólares, e o Departamento britânico do desenvolvimento internacional 40 milhões de dólares. O restante da soma será fornecido por outros organismos.
Transmitida por um mosquito, a malária afeta, atualmente, 3,3 bilhões de pessoas, ou seja, metade da população mundial, sendo responsável por 1 milhão de mortes por ano.