postado em 02/10/2008 19:36
A revista New Yorker declarou seu apoio à candidatura do democrata Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, afirmando que ele trará "força e realismo" para o país.
"Em tempos de calamidade econômica, perplexidade internacional, fracasso político e moral afundada, os Estados Unidos precisam de força e realismo, mudança e firmeza", estimou a revista em um editorial.
Segundo a New Yorker, os Estados Unidos "precisam de um líder que seja temperamental, intelectual e esteja emocionalmente em sintonia com as complexidades de nosso perturbado planeta. Este líder se chama Barack Obama".
A revista afirma também que tanto Obama quanto seu rival republicano, John McCain, falam sobre a necessidade de "reformas", mas que apenas o democrata "apresentou uma visão convincente, racional e plenamente desenvolvida".
McCain, continua a revista preferida da intelectualidade liberal nova-iorquina, "nunca demonstrou interesse ou conhecimento pelas questões econômicas" e "não tem muita substância para falar sobre a crise".
Em relação à guerra do Iraque, a New Yorker escreve que "Obama teve a lucidez de advertir sobre uma ocupação cara e indefinida e um aumento do radicalismo antiamericano em todo o mundo".