postado em 03/10/2008 10:36
SULEIMANIYE - O Conselho Presidencial iraquiano aprovou nesta sexta-feira (03/10) a nova lei eleitoral adotada pelo parlamento que prevê importantes eleições provinciais antes do final de janeiro, indicou uma fonte ligada a esse organismo.
O Conselho Presidencial, integrado pelo chefe de Estado, Jalal Talabani, e os dois vice-presidentes, Tarek al-Hachemi e Adel Abdel Mahdi, se reuniu em Suleimaniye, 365 km a nordeste de Bagdá, na região autônoma do Curdistão, indicou à AFP um aliado de Talabani.
Durante a reunião aprovou-se formalmente a nova lei eleitoral adotada no dia 24 de setembro pelos deputados, indicou. No entanto, Talabani e os dois vice-presidentes "sugeriram que se volte a introduzir um artigo da lei que permite a representação das minorias nos conselhos provinciais", acrescentou. Essa emenda também é exigida pelo primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, e pela ONU.
Bloqueada durante meses pelas fortes divisões entre os grupos iraquianos, a lei eleitoral foi finalmente adotada pela maioria dos deputados do Parlamento após intensas negociações. A lei prevê a realização de eleições provinciais antes de 31 de janeiro de 2009 em 14 das 18 províncias do Iraque.
As eleições serão organizadas depois nas províncias da região curda (Dohuk, Erbil e Suleimaniye) e na disputada província petroleira de Kirkuk (norte). Inicialmente previstas para 1º de outubro, as eleições são consideradas cruciais para a estabilidade do país, em particular pelos Estados Unidos, que as vêem como uma etapa fundamental no processo de reconciliação do país.