postado em 03/10/2008 12:52
KUALA LUMPUR - Os piratas somalis atacaram quatro barcos em um mesmo dia frente à costa da Somália, indicou nesta sexta-feira (03/10) o Centro Anti-Pirataria da Organização Marítima Internacional (OMI), que também lamentou um "nível crítico" de agressões nessa zona.
Os barcos -que conseguiram escapar dos criminosos- foram atacados no dia 1º de outubro por homens armados com metralhadoras e lança-granadas. "É um dos níveis mais elevados de ataques cometidos em um só dia", declarou Noel Choong, diretor da OMI, com sede em Kuala Lumpur.
"Pedimos aos barcos que se mantenham alertas. O nível é crítico neste momento", advertiu Choong. Segundo a OMI, cerca de 60 barcos foram atacados no golfo de Aden e no Oceano Índico desde janeiro por piratas da Somália, país em guerra civil desde 1991.
Um grupo de piratas mantém seqüestrado desde 25 de setembro próximo à costa somali o cargueiro ucraniano "Faina" que transporta armas e tanques. O Conselho de Segurança da ONU adotou no dia 2 de junho a resolução 1816, que permite a entrada de navios de guerra em águas somalis - consideradas as mais perigosas do mundo - para perseguir e atacar os piratas que atuam na zona.