postado em 07/10/2008 08:08
PRISTINA - As tropas americanas permanecerão em Kosovo pelo menos até o fim de 2009, declarou o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, no avião que o levava para Pristina. "A próxima rotação, penso, nos levará até novembro do próximo ano", declarou Gates à imprensa.
A força multinacional da Otan em Kosovo (Kfor), composta por 16 mil soldados, tem um contingente de 1.600 militares americanos. Gates pretende reiterar em seus encontros em Pristina o apoio dos Estados Unidos ao governo e o compromisso de manter os soldados no país.
O secretário americano se reunirá com o presidente kosovar Fatmir Sejdiu, o primeiro-ministro Hashim Thaçi, além do general italiano Giuseppe Emilio Gay, comandante da Kfor. Esta é a primeira visita de uma autoridade do governo americano desde a proclamação da independência de Kosovo, em fevereiro.
Gates também vai visitar a Macedônia, onde acontecerá um conselho de ministros da Defesa dos países do sul e leste da Europa, antes de participar na quinta-feira e sexta-feira em Budapeste, Hungria, de uma reunião informal dos ministros da Defesa da Otan.