postado em 07/10/2008 13:44
Tskhinvali, Ossétia do Sul - Forças russas começarão a se retirar nesta quarta-feira de uma zona-tampão na Geórgia e a mobilização será concluída em 24 horas. O general Marat Kulakhmetov, comandante das forças russas de manutenção de paz na Ossétia do Sul, fez o anúncio nesta terça-feira (07/10) em uma base militar em Tskhinvali, a capital ossetiana.
Kulakhmetov não fez menção às forças russas presentes em uma zona-tampão em torno da Abkházia, outra região separatista georgiana onde há presença de forças russas de manutenção de paz.
Como parte de um acordo mediado pela União Européia (UE), a Rússia se comprometeu a retirar-se das duas zonas-tampões na Geórgia até a sexta-feira. O contingente russo recuará para o interior da Ossétia do Sul e da Abkházia, onde já estava presente antes da breve guerra travada em agosto entre Moscou e Tbilisi.
Forças russas invadiram a Geórgia em 8 de agosto, um dia depois de forças georgianas terem deflagrado uma ofensiva militar para recuperar a Ossétia do Sul, uma província separatista pró-Moscou.