postado em 08/10/2008 08:27
TÓQUIO - O japonês Toshihide Maskawa, vencedor do Prêmio Nobel de Física, é um grande especialista nos mecanismos que estabeleceram nosso Universo, mas não tem passaporte para viajar a Estocolmo e receber a premiação, revelou sua esposa.
Maskawa, 68 anos, é um dos três físicos que venceu o Nobel pelos trabalhos sobre a "ruptura da simetria" entre matéria e antimatéria no momento do Big Bang, fenômeno que os cientistas consideram a causa da formação do Universo.
Sua mulher, Akiko, revelou à imprensa que o marido nunca viaja ao exterior e não fala inglês, a língua mais utilizada pela comunidade científica. "Se quiser ir à cerimônia de entrega do prêmio, primeiro terá que tirar um passaporte", afirmou Akiko em Kyoto, onde o marido é professor de honra no Instituto de Física das Partículas.
Cada vez que Maskawa é convidado ao exterior para receber um prêmio ou dar palestras, o colega Makoto Kobayashi, que compartilha com ele o Nobel, o substitui. Os dois japoneses venceram o Nobel ao lado do americano de origem japonesa Yoichiro Nambu.