postado em 08/10/2008 10:00
TBILISI - As forças russas abandonaram completamente a zona de segurança entre a região separatista georgiana da Abkházia e Geórgia, e estavam se retirando da zona próxima à Ossétia do Sul, indicou nesta quarta-feira (08/10) um porta-voz do ministério georgiano do Interior, Shota Utiachvili.
Indagado a respeito, o presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmou que as tropas russas concluiriam ainda nesta quarta-feira, "antes da meia-noite", a retirada das zonas de segurança da Geórgia.
"Eu gostaria de informar que hoje (quarta-feira) será concluída a evacuação das tropas russas da Geórgia", indicou Medvedev durante a World Policy Conference (WPC).
A Rússia começou a fazer nesta quarta-feira a retirada da maioria de seus soldados enviados à Geórgia para fora das zonas separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia, dois dias antes da data limite, enquanto Medvedev está na França.
A imprensa já havia anunciado que uma coluna de blindados e tanques russos deixou nesta quarta-feira o principal posto de controle perto da região separatista georgiana da Ossétia do Sul na etapa final de sua retirada das zonas de segurança na Geórgia.