postado em 09/10/2008 10:17
DIYARBAKIR - A polícia turca prendeu três dos quatro supostos autores do ataque contra um carro da polícia que, na quarta-feira, matou cinco pessoas, sendo quatro policiais.
O quarto atacante, que seria o cérebro do atentado, ainda se encontra foragido, mas as autoridades acreditam que ainda não deixou a cidade de Diyarbakir (sudeste). Cinco pessoas morreram e 19 ficaram feridas quando supostos separatistas curdos atacaram uma patrulha policial.
Os atacantes metralharam o veículo - que transportava funcionários de uma academia de polícia -, matando o motorista e quatro policiais. Depois do atentado, as forças de segurança colocaram em andamento uma vasta operação de busca.
O atentado aconteceu no mesmo dia em que o parlamento turco aprovou o prolongamento da autorização para que o exército possa entrar em território do norte do Iraque para perseguir rebeldes do PKK.
Considerada uma organização terrorista por Turquia, União Européia (UE) e Estados Unidos, o PKK luta pela autonomia do sudeste da Turquia desde 1984 com ações armadas.