postado em 09/10/2008 17:09
O aquecimento global nas zonas tropicais da Terra obrigará diversas espécies animais e vegetais a migrar para áreas mais altas para sobreviver, numa série de deslocamentos arriscados devido à ação humana, segundo um relatório publicado nesta quinta-feira nos Estados Unidos.
De acordo com o estudo, a temperatura média nas regiões de clima tropical aumentou mais de 0,75 graus centígrados desde 1975. As projeções climáticas calculam ainda uma alta de três graus ao longo do próximo século, nas selvas tropicais da América do Sul e Central.
Considerando este cenário, as espécies tropicais provavelmente migrarão para alturas maiores em busca de temperaturas adequadas para elas, estima o ecologista Robert Coldwell, da Universidade de Connecticut (leste), principal autor do estudo publicado na revista americana Science de 10 de outubro.
A pesquisa indica que nas latitudes onde o aquecimento climático é mais acentuado, espécies de plantas e animais já se deslocaram para alturas maiores.
Cientistas recolheram dados de mais de 2.000 espécies de plantas e insetos em diferentes altitudes nas selvas tropicais na encosta de um vulcão na Costa Rica, que alcança cerca de 3.000 metros de altura.
Os pesquisadores descobriram então que quase metade das espécies estão vivendo em zonas muito estreitas em termos de altura, e que novas mudanças na escala de temperaturas a 600 metros forçará que de adaptem a um ambiente totalmente novo, além dos limites de seu habitat.
Além disso, para um grande número de espécies, esta migração se veria comprometida pela exploração humana da floresta tropical, destaca o estudo.