postado em 10/10/2008 12:45
NOVA YORK - O secretário-geral da ONU, Ban ki-Moon, comemorou nesta sexta-feira (10/10) a atribuição do Prêmio Nobel da Paz ao ex-presidente finlandês e mediador internacional Martti Ahtisaari, a quem ele definiu como "um paladino dos princípios e ideais das Nações Unidas".
"O secretário-geral está encantado com a atribuição do Prêmio Nobel da Paz 2008 a Martti Ahtisaari, colega e aliado de longa data das Nações Unidas pela paz, desenvolvimento e direitos humanos", declarou em um comunicado de sua assessoria de imprensa.
Ban "presta homenagem à excepcional carreira de Ahtisaari a serviço da comunidade mundial", acrescenta o comunicado, que cita suas missões na antiga Iugoslávia, na Namíbia e no Chifre de África, assim como sua bem-sucedida mediação para um acordo pacífico em Aceh entre o governo indonésio e o Movimento de Libertação de Aceh.
O Prêmio Nobel foi atribuído nesta sexta-feira a Ahtisaari, de 71 anos, por suas diversas mediações em todo o mundo nos últimos 30 anos, apesar de seu fracasso no Kosovo.