postado em 28/10/2008 21:16
Manifestantes peruandos tomaram quatro policiais como reféns nas imediações de Puente Montalvo, que liga essa região, no sul do Peru, com Tacna, informaram fontes policiais.
"Querem atear fogo" nos reféns, disse a porta-voz policial, que informou ainda existirem cinco mil manifestantes, que tentam ser contidos por 400 policiais.
A fonte policial disse ignorar quantos feridos há entre os policiais e manifestantes, que reivindicam mudanças na distribuição de tributos cobrados junto a mineradoras.
A população de Moquegua, que fica a cerca de 1.200 quilômetros de Lima, iniciou uma greve indefinida nesta terça-feira (28/10) para exigir o cumprimento de uma ata assinada com o ex-primeiro-ministro Jorge del Castillo após o protesto de junho passado.
Os habitantes de Moquegua pedem uma divisão mais igualitária dos tributos mineiros, ao considerar que a vizinha Tacna é mais beneficiária do imposto que o Estado cobra da mineira Southern Cooper, de capital mexicano e que explora cobre em ambas as regiões.
A taxa que gerou os protestos é a percentagem recebida pelas regiões peruanas das rendas obtidas pelo Estado a partir da exploração dos recursos mineiros.