postado em 29/10/2008 10:16
MALÉ - Um ex-político, Mohamed Nasheed, a quem seus partidários comparam com Nelson Mandela, venceu as primeiras eleições presidenciais democráticas das Maldivas, superando o atual presidente Maumoon Abdul Gayoom, que governa este arquipélago do Oceano Índico há 30 anos.
O opositor Mohamed Anni Nasheed, de 41 anos, obteve 54,2% dos votos frente aos 45,7% de Maumoon Abdul Gayoom, de 71 anos, depois de apuradas praticamente 100% das urnas, segundo a Comissão Eleitoral.
Gayoom, que, segundo seus opositores, segue a linha de Robert Mugabe ou Fidel Castro por ter se "instalado" no poder desde 1978, reconheceu a derrota na rádio nacional e felicitou o adversário.
Durante a madrugada milhares de simpatizantes do novo chefe de Estado tomaram as ruas da capital Malé, uma das cidades com maior densidade populacional do mundo.
A vitória de Nasheed consolida um processo democrático iniciado em 2004 em parte em conseqüência da população, em parte graças à boa vontade de Gayoom.
Nasheed prometeu reformar esta república laica de 360.000 muçulmanos sunitas, disseminados nas 1.192 ilhas deste arquipélago de águas azuis turquesa e praias paradisíacas.